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História do Ballet

Foi no fim do século XVII que a mulher ganhou de vez o seu espaço no ballet clássico. O primeiro registro de uma contratação de mulheres para dançar junto com homens foi no ballet "Le Triomphe de l'amour", em 1681. Junto com isso veio a profissionalização da dança. Os espetáculos foram transferidos de salões  para teatros, e logo as bailarinas começaram a fazer sucesso, apesar de serem dificultadas em seus movimentos no princípio devido ao pesado figurino.


Uma das que mais lutaram pela mudança de figurinos foi La Camargo (Marie Anne de Cupis de Camargo), que escandalizou a todos levantando a saia até a metade da panturrilha e abolindo o salto dos  sapatos, mostrando assim melhor os passos que executava. Aliás,  foi La Camargo quem criou os passos entrechat quatre, jeté e pas de basque. Sua rival, Marie Sallé, aboliu o penteado extravagante que as bailarinas usavam, mas lançou uma moda que não pegou: ela vestia uma espécie de túnica, abolindo o corpinho justo, que até hoje as bailarinas usam.


A primeira obra sobre a técnica do ballet também surgiu nessa época.  Jean-Georges Noverre lançou o livro "Lettres sur la danse et sur les ballets, considerada até hoje a mais importante obra do gênero. Foi Noverre também quem criou o Ballet de Ação. Ele percebeu que o ballet deveria exprimir mais do que simples movimentos, deveria exprimir um significado, narrar uma história.

Assim,  foram abolidos  os cantos e a declamação, e tudo passou a ser "contado" por  passos de dança.Noverre também trouxe figurinos leves e  a ligação entre as danças, formando uma história.


Porém,o ballet passou por um período negro: a Revolução Francesa. A  época era caracterizada pela ascensão da burguesia e pela decadência da nobreza, que era quem financiava e apoiava a dança da época. Assim, devido à censura burguesa, várias peças com referências à mortandade das guilhotinas (que executavam nobres reis) foram  proibidas. Foram fechadas também as Academias Reais de Dança e de Música, que só seriam reabertas na Restauração. Apesar disso, logo viria o Romantismo, que daria um novo impulso ao ballet.



                             La Camargo - Marie Anne Cupis de Camargo (1710 - 1770) Dançarina francesa

 


La Camargo nasceu em Bruxelas, e morreu em Paris. Triunfou nas ópera e balés-óperas de Campra, Destouches e Mouret. Devido à sua virtuosidade, executou entrechats, cabrioles, até então passos reservados à dança masculina.

 

 


 

                                                                    Marie Sallé (1705 - 1756) 

 

Estreou em 1721 na Ópera de Paris, dançando Les Fêtes Venetiennes. Celebrizou-se por sua inteligência. Aboliu o  costume de dançar com máscaras, suprimiu as perucas monumentais usadas na época, introduzindo a naturalidade e a sobriedade na indumentária. Dançou muito em Londres.

 

 

 

 

  Jean-Georges Noverre (1727 - 1810)

 

 

 

Dançarino, coreógrafo e escritor de dança francês, Noverre nasceu em Paris. Revolucionário em suas concepções, como provam suas Lettres sur la danse  et les ballets (1760), quis romper com tudo o que tornava pesada a tradição  clássica (máscaras, vestidos com anquinhas, saltos altos) e criou novas regras e novos suportes (música, cenários, mise-en-scène).Algumas lições deste livro ainda são atuais. Inventor do ballet de ação, colaborou com Gluck (Medéia e Jasão, 1763) e Mozart (Les petits riens, 1778). Entre suas atividades, Noverre exerceu a de professor de dança, que ensinou até mesmo Maria Antonieta. Morreu em Saint-Germain-en-Laye, em 1810.

 

 

 

Fontes: Enciclopédia Larrouse Cultural  -  Ballet - arte, técnica, interpretação, Dalal Achcar 

 

 




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